Perguntas Frequentes


Tem dúvidas sobre o Projeto? Encontre aqui a resposta:












Como faço para que os trabalhos da minha Escola referentes ao projeto "Um por todos" apareçam aqui no Blog?

Basta a escola enviar um e-mail para umportodos@cgu.gov.br ou projetoumportodos@gmail.com com o material - texto e fotos - do projeto. Assim que postarmos no Blog enviamos e-mail para a escola informando sobre a publicação.




Minha escola não está inscrita no Projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”. Como faço para inscrevê-la?

A inscrição das escolas para participar do Projeto "Um por todos" em 2011 está encerrada. No entanto, as escolas interessadas em participar do projeto em 2012 podem se cadastrar utilizando o formulário de cadastro.





Minha escola está inscrita no Projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” e já recebeu material para o projeto, mas a quantidade não foi suficiente para toda escola. Como faço para solicitar mais kit´s?

Deve-se encaminhar e-mail para publicacoescgu@cgu.gov.br, com cópia para umportodos@cgu.gov.br com os seguintes dados:
a) nome completo do solicitante;
b) nome completo da escola;
c) destinação pretendida e o motivo dessa nova
solicitação;
d) quantidade de kits alunos e professores; e
e) endereço completo para remessa, com CEP.

A solicitação não garante o recebimento do material faltante, uma vez que será verificado o estoque disponível e a demanda das escolas.
Um e-mail será enviado informando se a solicitação foi atendida ou não e a quantidade enviada.





O Manual do Professor, no Módulo II, Capítulo I, faz referência a um CD-ROM com a apresentação “SOMOS TODOS DIFERENTES”. No entanto, no material recebido pela escola não veio nenhum CD. Como devo proceder para adquirir essa apresentação?

De fato, a referida apresentação não foi inserida no material. Para baixa-la clique: Apresentação Somos Todos Diferentes.pdf. Caso não consiga baixar o arquivo, envie um e-mail para umportodos@cgu.gov.br relatando o problema.




Recebemos o material, mas o coordenador do projeto não foi capacitado e o projeto ainda não foi iniciado. Como proceder para iniciar o Projeto?

Primeiramente, informamos que não haverá este ano capacitação de professor/coordenador por meio de curso à distância. Entretanto, elaboramos um conjunto de apresentações com orientações sobre o projeto, com o objetivo de auxiliar aquelas escolas que estão com dificuldade ou dúvidas para realizar o projeto.
Cabe ressaltar que o conteúdo do material didático é autoexplicativo e de fácil entendimento. Além disso, a escola tem autonomia pra definir a melhor estratégia de aplicação do material, ou seja, aplicá-lo na grade disciplinar – quando um professor de uma disciplina específica fica responsável pelo projeto, ou de forma interdisciplinar – professores de diferentes disciplinas aplicam o módulo/capítulo que tem relação com a sua matéria -, ou, ainda, a escola pode decidir em aplica-lo na jornada ampliada ou estendida.




Como será feito o acompanhamento do projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”?

O acompanhamento da execução do projeto nas escolas será feito a partir da Escola Virtual da CGU, por meio do preenchimento de dois questionários de avaliação. Sendo:
  • Questionário 1 – Diagnóstico da escola – permitirá o mapeamento da situação inicial da escola, da interação escola e comunidade, bem como do envolvimento e da responsabilidade de cada um dos envolvidos no projeto.  
  • Questionário Final – Avaliação de resultados – possibilitará avaliar os resultados obtidos, a partir da
    comparação entre a situação encontrada e as modificações ocorridas em razão do projeto.


Como acessar a Escola Virtual da CGU?

 1. Acesse o ambiente da Escola Virtual da CGU, no seguinte endereço:
 http://escolavirtual.cgu.gov.br/ead/course/view.php?id=56&edit=0&sesskey=RHcbnK8YWf

2. No campo Nome de usuário, digite o endereço de e-mail da escola e no campo Senha, digite: upt2010


3. Na página inicial, selecione em “Meus cursos” o item “Avaliacao Escolas”

4. Role a página até o final e clique no link do Questionário desejado.

Dúvidas? Baixe aqui o passo a passo de como acessar a Escola Virtual da CGU




Continua com dúvidas?
Entre em contato com a CGU através do e-mail umportodos@cgu.gov.br ou pelo telefone (61) 2020-6889.