Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!

1) Por que o projeto?
2) Com a turminha fica mais fácil! 
3) Objetivos
4) Estratégias
5) Material Pedagógico
6) O projeto nas escolas



Por que o projeto?

Para alcançar o pleno exercício da cidadania, as pessoas devem aprender a exigir seus direitos e lembrar-se de cumprir seus deveres. Mais do que isso, numa sociedade democrática, ser cidadão também inclui a participação ativa na vida em comunidade. 

Quem, por exemplo, reivindica melhores condições de ensino e aprendizado está exercendo sua cidadania, pois a educação é um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1988, não por acaso conhecida como “Constituição Cidadã”.

Nesse sentido, o exercício da cidadania também depende da valorização da ética, com ênfase em atitudes positivas e voltadas ao bem comum. Assim, as noções de ética e cidadania andam juntas, de mãos dadas! E o desenvolvimento desses dois conceitos – essenciais na busca de uma sociedade melhor – deve começar desde cedo para todas as crianças, tendo como base a escola.

Com o projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Cultural Mauricio de Sousa buscam exatamente incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre as crianças.
Os alunos das escolas parceiras terão oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como autoestima, participação, inclusão social, democracia e interesse público, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas e estrelada pelos personagens da Turma da Mônica. 

Além dos estudantes e dos educadores, o projeto prevê o envolvimento da família e da comunidade, consideradas peças fundamentais do processo de formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capazes de reivindicar seus direitos.


Com a turminha, fica mais fácil!

Os quatro segmentos envolvidos no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” – estudantes, educadores, família e comunidade – serão motivados pela presença de personagens que acompanham o público há quatro gerações. 

Nestes mais de 50 anos, pais e filhos cresceram com a turminha “dentro de casa”. Assimilaram conceitos e comportamentos de personagens que são meninos e meninas comuns, que se divertem, acertam, erram, brigam, brincam, trabalham em equipe ou viajam em seu mundo imaginário.

Na diversão e simplicidade da leitura, a criança, naturalmente, termina por reter valores, criar hábitos e, muitas vezes, mudar de atitudes.

Ao longo dos anos, as histórias em quadrinhos influenciaram a formação das crianças que, hoje adultas, ainda têm afinidade e laços com essa turminha tipicamente brasileira.

O fato de pais e professores sentirem identificação e nutrirem simpatia pelos personagens de Mauricio de Sousa facilita o trabalho e aproxima os adultos das crianças.

Assim, a comunidade escolar, a sociedade e a Turma da Mônica, juntas, participarão de um programa que prevê o envolvimento de todos, um projeto que visa a formar cidadãos que tenham mais autoestima, que adotem padrões éticos de conduta, que respeitem uns aos outros, que cuidem de meio ambiente e de todos os bens que são públicos, que participem da vida da comunidade e que, acima de tudo, compreendam que todos têm a contribuir para a construção de um futuro mais justo e feliz.


Objetivos

• Promover ações educativas que auxiliem na formação ética e moral de todos que atuam nas instituições escolares; 
• Formar alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e capazes de lutar pela concretização de seus direitos; 
•Estimular a democracia e a convivência social nas escolas e nas comunidades; 
• Promover a autoestima, condição essencial para a constituição de um cidadão pleno;
• Promover a valorização das diferenças e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas;
• Construir valores sociais permanentes, laços comunitários, responsabilidades sociais; 
• Desenvolver a consciência de uma cidadania universal, na qual o indivíduo se preocupe com a preservação do planeta e a paz entre os povos.


Estratégia

A metodologia do projeto baseia-se inicialmente no processo de informação e sensibilização dos alunos A metodologia do projeto baseia-se inicialmente no processo de informação e sensibilização dos alunos, dentro da sala de aula. Posteriormente, é incentivada sua atuação na comunidade e, por fim, sua reflexão a partir das experiências vividas.

Para alcançar esses objetivos, o projeto prevê a exploração de três módulos, que trabalham valores imprescindíveis para a construção da cidadania:

• Autoestima
• Ser diferente é legal
• Brasil, meu Brasil brasileiro

A cada aula, e de acordo com seu próprio planejamento pedagógico, o professor poderá explorar atividades incluídas em cada um desses módulos. Para cada novo conceito, o educando recebe informações, participa de dinâmicas e é incentivado a atuar na família e na comunidade.

O piloto deste projeto foi realizado em 2009, com cerca de 18 mil estudantes de 60 escolas de todo o país, e mostrou que existem diversas maneiras de desenvolver os conteúdos e atividades. É, portanto, indispensável a contribuição permanente dos professores e demais profissionais de educação em todas as etapas, do planejamento à aplicação da metodologia em sala de aula.


Material pedagógico do projeto


  • Manual do Professor – Contém informações e orientações de uso do material destinado às crianças;
  • Caderno de Atividades – Contém exercícios, textos, questionários, propostas de pesquisa e atividades lúdicas;
  • Revistas em Quadrinhos – Abordam os temas autoestima, inclusão, noção do espaço público e interesse público, destinação do dinheiro de impostos e controle social da aplicação do dinheiro público, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Revista de Atividades – Contém atividades divertidas relacionadas aos temas desenvolvidos no projeto.
  • Cartazes e volantes – Divulgam o projeto e mensagens de ética e cidadania;
  • Jogo da Memória, Ludo da Cidadania e Avisos de Porta – Têm o objetivo de estimular e motivar as crianças durante a aplicação do projeto;
  • Carteirinha – Identificação individualizada de cada aluno, como integrante do projeto;
  • Livreto – Apresentação do projeto, conceitos, objetivos, público alvo e estratégia didática para sua aplicação.


Conheças as peças:


O Projeto nas escolas

Em 2014 a CGU e o Instituto Maurício de Sousa realizarão mais uma edição do projeto Um Por Todos e Todos Por Um! Pela ética e pela cidadania.

Neste ano participarão alunos matriculados no terceiro ano do ensino fundamental em escolas municipais situadas nas capitais brasileiras.

Com a finalidade de aproximar o público infantil de temas relacionados à cidadania e à participação social, o Projeto Um Por Todos e Todos Por Um será executado em todos os estados brasileiros e alcançará no ano de 2014 aproximadamente 100 mil alunos.

Neste blog publicaremos notícias sobre o desenvolvimento das atividades previstas no Um Por Todos, compartilhando as variadas experiências vividas por estudantes e professores no decorrer da aplicação das atividades previstas no Programa.